Liga Acadêmica Baiana para o Estudo da Dor (LABED) é uma instituição autônoma e tem como formação primordial acadêmicos de diferentes cursos da área de Saúde, cujos mesmos respeitam o estatuto próprio e está sob a coordenação da Professora Cíntia Pinheiro Silveira Araújo. A Liga também conta com a participação de colaboradores e orientadores que assim como os estudantes estão comprometidos para o desenvolvimento de estratégias de manejo multidisciplinar e o aprofundamento do estudo da dor, tendo como foco as variadas formas de apresentação clínica.
A fundação da mesma ocorreu no ano de 2007 quando os monitores da disciplina de Clínica da Dor do curso de Fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública decidiram tomar as providências legais para a concretização da idéia que evoluiu para preencher todos os requisitos sociais e acadêmicos a que se compromete uma instituição nesses moldes.
Desde então, a LABED organiza eventos e desenvolve projetos científicos com a finalidade de contribuir com a pesquisa e a comunidade e por isso, vem sendo reconhecida cada vez mais pelos pesquisadores da área. Um exemplo é o Dr. Carlos Maurício de Castro Costa, atual presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) e conselheiro da Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), que afirmou em um dos eventos da Liga o seu apoio as atividades exercidas pela mesma.
Atualmente, a Liga está vinculada à SBED e filiada à Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Também vale ressaltar que a instituição não tem fins lucrativos e toda a verba arrecadada serve para custear os eventos, as Quintas Científicas, os projetos de pesquisa, as despesas burocráticas e qualquer outra atividade que venha a ser organizada.
A promoção da saúde e a discussão sobre o tema são os principais objetivos da LABED e através destes, visa à formação de profissionais mais capacitados e comprometidos com a qualidade de vida da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário