"Dói. E como dói. Ontem, hoje, amanhã. Dói sempre. Às vezes mais, às vezes menos. Mas parar de doer é raro. Dor nos ombros, nos braços, nas costas, nas pernas, na cabeça, nos pés. Quem tem fibromialgia conhece bem o corpo. Todo ele reclama. A ponto de, em momentos de crise, um toque delicado como o de uma flor incomodar.(...) E uma situação assim demorou para ser considerada um mal físico. Era confundida com depressão e estresse. Por falta de informação — e diagnóstico —, os pacientes ainda tinham que sofrer na alma o transtorno que a dor já impingia ao corpo. Agora esse capítulo mudou. Evidências comprovam que fibromialgia é doença física, sim. Não se trata de uma síndrome invisível. 'Há trabalhos científicos mostrando que o portador apresenta alterações na anatomia cerebral', defende o reumatologista Roberto Ezequiel Heymann, coordenador do Ambulatório de Fibromialgia do Hospital São Paulo, na capital paulista. (...)" Clique aqui para continuar lendo este artigo!
E para discutir diversas questões acerca da Síndrome de Fibromialgia foi criada a Associação Brasileira dos Fibromiálgicos (ABRAFIBRO), uma associação Virtual que não tem como sair para a Legalidade por falta de recursos financeiros! "Orientamos, Informamos, Interagimos, Ajudamos no possível. E o grupo se integra pra falar um só idioma. Idioma de quem sente!"
Clique aqui ou acesse: https://www.facebook.com/abrafibro.fibromialgia, e saiba mais sobre a ABRAFIBRO!
Além da ABRAFIBRO tem também a FibroBahia, um grupo que pretende ser um espaço de reflexão e ação sobre questões relacionadas à síndrome. O intuito dele é promover um espaço no qual as pessoas com este diagnóstico possam, por meio de seus relatos e histórias vivenciais sobre limites e possibilidades do problema, perceber através do desenvolvimento do grupo como podem lidar com a doença buscando a melhoria da qualidade de vida. A proposta inicial é trabalhar realizando encontros presenciais a partir da perspectiva de Grupo Operativo.
Clique aqui ou acesse: https://www.facebook.com/FibroBahia, e conheça mais sobre a FibroBahia e sobre o seu trabalho!
Bom Dia!
ResponderExcluirEu sou Sandra Santos, uma das fundadoras da ABRAFIBRO, e quão foi grata a surpresa de ver nossa Associação citada, com respeito ao nosso humilde trabalho, em seu blog.
Só temos a agradecer à vocês e indiscutivelmente ao grupo da FibroBahia, e começou surgiu dentro da nossa Associação. Ou seja, vimos nascer! E temos muito orgulho e respeito pelo trabalho que toda a equipe vem desenvolvendo. Sem dúvidas vocês estão de Parabéns! É isso aí! O Brasil precisa de pesquisas e números da realidade brasileira. Ainda somos vítimas de estudos com uma realidade que ainda não é a nossa. Apareçam para nos visitar! E no que pudermos ajudar, é só entrar em contato... Ok?
Um abraço e um xero aos bons Amigos de Fibra Baianos!
Quem sabe um dia, a gente não consegue chegar até aí e conhecer de perto o trabalho de vocês? Isso vai acontecer sim! Pode esperar!