terça-feira, 24 de julho de 2012

Relatório da 4º visita ao hospital Martagão Gesteira (18/07/2012)

No dia 18 de julho de 2012, foi realizado mais uma intervenção do projeto Música para Alívio da Dor: Tardes Musicais no Hospital Martagão Gesteira. Desta vez com o apoio da cantora Marcela Martinez, que passou a tarde animando as crianças, familiares, e aos profissionais de saúde que trabalham nesta instituição. Contamos também com a parceria de Irmãos Makhoul, Gnap Fisioterapia Neurológica, Uranus 2, Isabella Curvelo, Divino Doce, Pedro Dourado, Da Vinci Computação Gráfica, Tio Paulinho, Blog da Lulu, a cantora Marcela Martinez, ainda contribuiu com doações de fraldas descartáveis, papel higiênico, copos e pratos descartáveis, luvas, entre outros.
A intervenção teve inicio na sala da brinquedoteca, com as crianças aguardando a chegada da cantora sentadas, com semblantes tristes, mesmo com a intervenção de alguns membros da LABED. Mas, com a chegada da cantora, vestida de palhacinha, as coisas foram mudando aos poucos e a música começou como "brincadeira". Marcela começou a cantar musicas infantis, como: Ciranda Cirandinha, Meu Pintinho Amarelinho, O Sapo Não Lava o Pé, Mariana Conta, entre outras sendo acompanhada pelos membros da liga e dos pais e mães presentes na brinquedoteca. Logo as crianças começaram a cantar, dançar, brincar, e assim, a animação já estava garantida. Foram distribuídos narizes de palhaço, máscaras “da felicidade”, apitos “para espantar sentimentos ruins”, adereços que proporcionaram um momento ainda mais divertido e lúdico.
Devido ao estado clínico de algumas crianças, nem todos puderam se levantar, a estes pequenos pacientes, sempre existia ao seu lado um membro da liga interagindo com ele e até mesmo a cantora, chegava bem disfarçadamente para anima-los. Ressaltamos que o fato de alguns não poderem se levantar de suas cadeiras, não impediu a interação com a cantora e o grupo, pois um menino em pós operatório de cirurgia cardíaca, o Davi, era um dos mais animados e que sabia cantar todas as músicas e pedia também muitas a Marcela, participando ativamente das brincadeiras, ainda que não pudesse realizar grandes esforços.
Finalizado o pocket-show na brinquedoteca, Marcela e os membros da liga seguirão para os leitos da enfermaria n intuito de visitar as crianças que por conta de sua condição não puderam ir ao encontro do projeto, e lá na enfermaria, Marcela Martinez também cantou para os pequenos pacientes e seus pais. Quando nós entravamos nos quartos, inicialmente os acompanhantes pareciam não entender bem do que se tratava a nossa ida até aquele lugar, mas logo participavam da “brincadeira”, e animavam as crianças. Nesse momento foram entregues alguns brinquedos, como: jogos de dama, dominó, pega-vareta, bonecos (as), brinquedos que em sua maioria para serem usados precisavam de mais de um participante, exatamente para incentivar a socialização entre os pacientes, e seus familiares.
Quando enfim finalizamos a visita nos leitos, nós e a cantora, sentimos uma profunda alegria tomar conta da gente. Percebemos o quanto a música é capaz de transformar uma tarde triste de rotina hospitalar, em uma tarde de lindos sorrisos e esquecimento da dor.

Fotos: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário